Blog

Água Rabelo

Benefícios das associações: Eucalipto, Aroeira e Hortelã.

O Eucalipto É uma árvore de grande porte, podendo atingir até 90 metros de altura, nativa da Austrália e Tasmânia, introduzida na China nos anos de 1890. É amplamente cultivada no sul e sudoeste da China, especialmente nas províncias de Yunnan e Jiangxi. Além disso, a espécie adaptou-se muito bem a praticamente todas as regiões tropicais e subtropicais do globo, sendo amplamente distribuída na África do Sul, Índia, Sul da Europa e Brasil.As folhas de eucalipto, são utilizadas na medicina popular, no tratamento de gripes, resfriados, asma e bronquites. A principal forma de utilização da planta se dá por inalação do infuso ou decocto de folhas e cascas.Estudos recentes têm demonstrado propriedades antimicrobianas, anti- helmínticas, antidiabéticas e antioxidante do extrato das folhas e do óleo essencial de eucalipto.O eucalipto é fonte de matéria-prima para as indústrias madeireira e de celulose, sendo também muito utilizado pelas indústrias farmacêutica e de perfumaria, pela sua viabilidade mundialmente reconhecida enquanto fonte de óleo essencial.

Os frutos da Aroeira, conhecidos como pimenta-rosa, possuem alto teor de óleos essenciais aromáticos, com sabor apimentado e levemente adocicado, são utilizados como condimento "gourmet", tanto na culinária brasileira como internacional. Além de substituir a pimenta-do-reino, a pimenta-rosa é usada no tempero de carnes brancas (como aves e salmão), embutidos e massas. É conhecida por dar um sabor refinado e exótico a bebidas, coquetéis, doces e chocolates, a pimenta-rosa é popular na gastronomia mundial, sendo conhecida como “poivre rose”, na França, “pepe rosa” na Itália, “pimienta rosa” na Espanha e “pink pepper” nos Estados Unidos. Dentre as principais atividades biológicas e farmacológicas atribuídas a aroeira, pode-se destacar o potencial anti-inflamatório, antiviral, antifúngico, antibacteriano, cicatrizante, diurético, antipirético, antioxidante, adstringente e antidiarreico.Na odontologia é bastante empregada no tratamento de ulcerações da mucosa oral.As cascas do caule e as folhas são as principais partes utilizadas nas preparações tradicionais, embora os frutos também sejam empregados, mesmo que em menor proporção.

Os óleos essenciais da Hortelã tem sido bastante utilizado na indústria de alimentos como conservante natural.É popularmente utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório, agindo como um broncodilatador, expectorante, antitussígeno e antimicrobiano, esta última propriedade confere-lhe uma ação eficaz no combate a infecções respiratórias. Também é muito utilizada no combate as otites, constipação, doenças genito-urinárias, além de apresentar ações carminativas e anti-helmínticas. No Brasil, as folhas de P. amboinicus são utilizadas no tratamento contra dor de ouvido, dor de cabeça, inflamação no colo do útero, febre e bronquite, furúnculos e leischmaniose cutânea.

Produtos Água Rabelo?